sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Caros amigos!



Há dois anos atrás, Leena e Kapish iniciaram um projeto de educação familiar entre filhos de amigos, o Jardim das Flores. O Jardim das Flores é um projeto de educação infantil baseado na pedagogia Waldorf. Localizado na região Grande Colorado, no caminho para Sobradinho II, Jardim das Flores atende atualmente doze crianças.


O que é a pedagogia Waldorf?


Para atingir a formação do ser humano, a pedagogia atua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato do Ensino Médio (colegial).


Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir do aluno, ou cultivar precocemente o pensar abstrato (intelectual).


É uma proposta mais holística, que reconhece e abre espaço para seres humanos mais plenos, conscientes e livres para se desenvolverem.* É uma pedagogia com foco em valores humanos.



Bom, meu nome é Francisco Jardim e sou pai de Miguel, a criança mais velha da escolinha. Ele é o único com 6 anos de idade e ano que vem precisa ser alfabetizado. Mas atualmente, o Jardim das Flores, conta com apenas 1 turma de educação infantil, com crianças de 3 a 6 anos de idade.



Então, ano que vem eu tenho três caminhos a seguir:



1. Colocar o Miguel na escola Moara. É a única representante da Pedagogia Waldorf em Brasília, fica no Lago Norte, mas sua mensalidade de R$750,00 está acima de minhas possibilidades.


2. Colocá-lo no método convencional de ensino.


3. Criar uma nova turma de ensino fundamental no Jardim das Flores. Mas para isto vou precisar de ajuda. E é por isto que estou aqui, para pedir sua ajuda.



É uma questão muito simples de ser resolvida. Com apenas mais algumas crianças pagando uma mensalidade razoável, conseguimos arrecadar quantia suficiente para a contratação de um professor. Acredito que a mensalidade de uma escola, por mais especial que seja seu método de ensino, deva ter um preço acessível. Pois, para mim, a formação de um Ser se dá por dois pilares: uma pedagogia de qualidade e a presença dos pais na educação dos filhos. Ou seja, não acredito de forma alguma que os métodos de ensino convencionais sejam válidos para meus filhos, mas também não acho prudente pais que se sacrificam profissionalmente para pagar escolas caras e ficam ausentes da criação de seus filhos. É por isso que acho válido dar continuidade neste projeto lindo que é o Jardim das Flores.



Como você pode ajudar?


- Matriculando seu filho no Jardim das Flores. Pode ser de 2 a 7 anos completos em 2011.


- Oferecendo-se como professor, no caso de você ser formado em Pedagogia Waldorf ou estiver fazendo o curso.


- Divulgando esta idéia para outra pessoa.


- Ou, simplesmente entrando em contato, sugerindo caminhos, parcerias, idéias. Ou ainda simplesmente deixando uma mensagem positiva.



Nossos contatos são:


Francisco Jardim (Pai do Miguel)


chicojardimbr@yahoo.com.br
61 – 9801-5997


Blog do Jardim das Flores

http://associacaojardimdasflores.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário