quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Euritmia

 O currículo da Escola Waldorf dá grande importância às matérias artísticas e artesanais, tanto do universo plástico - pintura e desenho, escultura, tricô, costura, tecelagem - como do mundo poético/musical/canto, músico instrumental, recitação, teatro, que participam do desenvolvimento do jardim ao colegial.

Trata-se, até aqui, de artes que vêm acompanhando a humanidade no desenrolar da História há muitos séculos ou, até há milênios.

Dentro do universo das artes musicais, Rudolf Steiner - fundador da Pedagogia Waldorf e da Euritmia - inclui a arte eurítmica como matéria imprescencível no currículo Waldorf, desde a fundação da primeira escola, em 1919. 

Num século tão conturbado e acelerado como o nosso, homem vem sendo crescentemente conduzido por forças extrínsecas à sua personalidade. Sua ação é determinada pela mídia, suas idéias criativas sufocadas pelo processo de massificação que, incrementado pela mais refinada tecnologia, acomete o ser humano. 

A criança "dança" poesias, histórias, músicas, pondo seu corpo, dessa forma, a serviço das idéias de grandes gênios da humanidade. Ao fazê-lo, ela está evidentemente se inserindo nas mais severas leis de ritmos, de contração e expansão, que fundamentam a saúde. Ao mesmo tempo, está aperfeiçoando sua relação com as dimensões do espaço, já que coreografar uma poesia implica em ocupar conscientemente o espaço segundo as leis de geometria. 


Os muitos exercícios de destreza e multiplicidade dos conteúdos abordados, tanto poéticos como musicais, tornam o corpo da criança ágil, gracioso, expressivo e versátil. A complexidade das tarefas se apóia nas habilidades pertinentes a cada faixa etária, sendo cada exercício uma conquista, um aprofundamento. A pedagogia Waldrof acompanha o desenvolvimento da alma infantil.

A palavra euritmia vem do grego e quer dizer: ritmo harmonioso, ritmo saudável. É uma atividade corporal que tem o seu ponto de partida no ritmo do coração. Ela envolve tanto o movimento dos membros como a consciência mental, relacionando ambos ritmicamente. São movimentos simples que desenvolvem a sensibilidade do coração e o senso artístico que está presente em cada um de nós. 

A EURITMIA é uma prática corporal que harmoniza corpo, alma e espírito. Ela se orienta pelo novo conceito da SALUTOGÊNESE que é uma atitude de vida que previne o adoecer. O uso consciente do RITMO entre trabalho e descanso é o primeiro passa o para obter uma qualidade de vida melhor e, como consequencia, saúde e bem estar. A prática regular da EURITMIA relaxa, harmoniza e re-vitaliza o ser humano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário