quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pão caseiro


       ... O pão vem do trigo
         o trigo vem da luz
         A luz provém
         da face de Deus
         O fruto da terra
         que é fulgor de Deus
         Seja luz, também,
         no meu coração ...

A Pedagogia Waldorf trabalha a favor na tendência natural das crianças para serem ativas, valoriza as experiências sensoriais nos primeiros anos de vida e vive ao ritmo das estações do ano,esses são alguns dos princípios da pedagogia Waldorf, que inclue atividades como modelar cera de abelhas, costurar panos coloridos, amassar e cozer pão, trabalhar com materiais  naturais, como troncos de madeira, conchas e cortiça, ou tratar da horta e do jardim. 
Estas são atividades que desenvolvem os sentidos das crianças, estimulam a imaginação, a vitalidade e a alegria de viver, apostando sempre numa maior ligação e respeito pela Natureza. 
O cheirinho da escola me lembra a casa da minha mãe, e nossas tardes comendo pãezinhos quentinhos com manteiga....Hummmmm que saudades...  


O pão:

Historiadores afirmam que o pão surgiu juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto onde, há cerca de 6 mil anos seria descoberta a fermentação.

Bem não existe recita perfeita de pão, pois o mesmo depende da mão de quem sova a massa, da sua energia, do calor do sol para fermentar...  enfim, eu confesso que ainda estou em fase de aprimorar minha tecnica de pão caseiro, mas cada semana eles ficam melhores... 

Receita de pão Integral

600g farinha de trigo Branca
400g farinha de trigo integral
40g de fermento (seco ou fresco)
20g de sal
80g de manteiga em temperatura ambiente
550g de agua

Dissolva o fermento em agua morna com uma pitada de açucar. misture a farinha, o sal, e o fermento, e por ultimo, coloque a manteiga.
Sove bem por 10 a 15 min, com força e amassando bem. Deixe descansar (20min). Volte a sovar por mais uns 10 min. A massa deve ter perdido toda a umidade e estar bem lisa.
Coloque em formas de pão untadas e polvilhadas com farinha, encha apenas metade da forma.
Espere a massa dobrar de tamanha, o tempo vai depender do calor do local. + ou - 40min.  Quando a massa tiver crescido e trasbordado a borda da forma, faça talhos com uma faca e leve ao forno quente (200°) por 45 a 60 min. 

Espero que gostem!!

Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário