quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Perguntas freqüentes sobre Educação Waldorf



O que é a Educação Waldorf?


A Educação recebe esse nome em função da primeira escola, criada por Rudolf Steiner para os filhos dos operários da fábrica Waldorf Astoria.

A Educação Waldorf é uma forma única e distinta de Educação para crianças, praticada mundialmente nas Escolas Waldorf.

As Escolas Waldorf formam atualmente a maior cadeia independente de Escolas do mundo e, provavelmente, a que mais rapidamente tem crescido nos últimos anos.

Não existe uma estrutura centralizadora que e cada escola é administrada independentemente. Existem no entanto associações que provêem recursos, publicam materiais, patrocinam conferências, promovem o movimento e cuidam para o correto e responsável uso do neme Waldorf.

No Brasil temos a Federação das Escolas Waldorf (fewb@terra.com.br) que cuida de referendar o uso do nome e a aplicação da Pedagogia.

Quantas Escolas Waldorf existem atualmente?

Existem mais de 750 Escolas Waldorf espalhadas por 40 países. A rede de Escolas Waldorf é a das que mais cresce atualmente.

Por que a Pedagogia Waldorf é diferente de outras Pedagogias?

Como disse Rudolf Steiner: "nosso mais alto empenho deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas".

A principal meta de uma Escola Waldorf, é desenvolver o ser humano global: "cabeça, coração e mãos". Para tal há um currículo que balanceia as matérias de forma equitativa.
Na Educação Infantil este currículo contempla extensa preocupação com matérias de arte seja a música, a arte plástica, trabalhos manuais; além de matérias como: jardinagem, culinária e horticultura. Através dessas atividades as crianças se despertam para o aprendizado.  

Além dessas atividades há uma enorme preocupação em trabalhar as atividades de movimento, a fala, a coordenação, lateralidade etc. Seja através dos ritmos diários, ou através do brincar. 
A fantasia e a criatividade são estimuladas através da histórias, teatros e dramatizações, canções, do brincar livre e da participação espontânea nas atividades da vida diária que desenvolvemos com as crianças; todas elas de acordo com a faixa etária.  


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